Jucesp inicia integração com IIRGD

Em continuidade ao projeto para aumentar a segurança do registro empresarial, a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) inicia nesta terça-feira, 17 de abril, a integração do seu banco de dados com a base de informações do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), órgão ligado à Secretaria de Segurança Pública.

Com o cruzamento de informações, será possível identificar a apresentação de documentos de identidade bloqueados por perda, furto ou roubo, o que facilitará a descoberta de irregularidades, além de colaborar com o trabalho de investigação policial.

Nesta primeira etapa do projeto, a medida será aplicada somente nos atos de constituição e alteração de empresas registradas sob o modelo de “empresário individual”. Após o período de testes, os outros modelos também serão integrados com a base do IIRGD.

Passo-a-passo

Com a aplicação da nova medida, a Jucesp recomenda que o interessado esteja com o documento de identidade em mãos na hora de acessar o sistema eletrônico de cadastramento e geração de formulários – o Cadastro Web, para não correr o risco de sofrer exigência caso apresente o processo com o formulário preenchido de modo incorreto.
Ao preencher os dados do empresário, no campo “nome”, deverá ser escrito o nome completo do empresário, da mesma forma em que consta no documento de identidade, sem acentos nem abreviaturas. Deverá ainda escrever o número do RG com o dígito, selecionar a UF e completar com a data correta de expedição do documento.
Após protocolar o pedido na Jucesp, o processo será analisado pelo servidor responsável pelo deferimento. No momento da análise, os dados do empresário serão automaticamente checados pelo IIRGD e ficarão disponíveis no sistema GCE.net, na tela do analista, informando se o processo pode ser deferido ou se há algum bloqueio no documento ou restrição quanto ao nome do empresário. Por isso, qualquer erro cometido na hora do preenchimento no Cadastro Web acarretará em
exigência e o processo não será deferido.
Fonte: JUCESP/SP

Leave a Reply